Sobre Vinícius Farani
Psicólogo formado pela escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Durante a graduação foi membro ativo de movimentos estudantis tanto da faculdade que estudava quanto de movimentos inter-instituições (como a BARUFFA e reuniões do CRP) visando sempre o desenvolvimento da psicologia na cidade de Salvador, assim como o enriquecimento pessoal e dos outros estudantes. Sempre com características pró-ativas, Vinícius Farani idealizou e realizou diversos eventos incluindo o I e II Fórum Transdisciplinar da Bahiana, realizados no teatro Jorge Amado que contou com a participação de 400 alunos, em cada evento, de psicologia, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, biomedicina, educação física, nutrição entre tantos outros.
Um ano antes de se formar foi convidado a ser vice-presidente da ABEJ (Associação Baiana de Estudos Junguianos), atividade esta exercida até o ano de 2007. Durante este período, foi possível entrar em contato com excelentes profissionais que constroem a psicologia analítica em Salvador e no país. Também realizou eventos como o I e II Simpósio da ABEJ contando com ilustres presenças de: Iara Chalela (SP), Marcus Quintaes (SP), Amauri Munguba, Carlos São Paulo, Ana Elizabeth Castelo Branco Rabelo, Adenauer Novaes, Silzen Furtado, entre tantos outros.
Especialista em psicologia analítica pela Associação Paulista de Psicologia Junguiana Simbólica e Corporal (APPJ-SP), participa ativamente de congressos nacionais e internacionais buscando ampliar a compreensão de si e do outro e possibilitando maior abertura para a alma em relação.
Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal) com a dissertação defendida em 2008 sobre "vínculo conjugal: entre o individualismo e a busca pelo outro", aborda as complexidades envolvidas entre duas psiques com histórias de vidas, perspectivas e percepções particulares que decidem conviver a dois. Mais do que um caminho de respostas fáceis, os relacionamentos passam a ser compreendidos como uma exigência da alma que busca seu crescimento, fortalecimento, e divide as dores e potencialidades um com o outro.
Hoje atende em clínica tanto individual quanto casal, professor universitário e continua investido em novas formações, visando cada vez mais a compreensão da alma (Psiquè) e seus dramas da vida cotidiana.